Fóruns

SUSTENTABILIDADE URBANA


08h30 às 11h30
Evento aberto e gratuito.


09h às 09h30 DRENAGEM URBANA SUSTENTÁVEL

Simone Rosa da Silva - POLI/UPE

É Engenheira Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/1989), Mestre em Engenharia Civil pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (IPH/UFRGS-1993), Doutora em Engenharia Civil com ênfase em Recursos Hídricos e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-2006) e Livre Docente pela Universidade de Pernambuco (UPE-2016). É Professora Associada da Universidade de Pernambuco desde 2009, membro permanente do Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil da UPE e docente colaboradora no Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental do ITEP-OS. Atuou na gestão do Governo do Estado de Pernambuco desde 1992, tendo sido pesquisadora do Instituto de Pesquisas Agronômicas - IPA, Gerente de Outorga e Cobrança da Secretaria de Recursos Hídricos, assessora de planejamento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, membro de comitês de bacias hidrográficas e representante de Pernambuco em Câmaras Técnicas do Conselho Nacional de Recursos Hídricos e do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco. É sócia fundadora da Associação Águas do Nordeste (ANE) e atualmente representa a UPE no Conselho Estadual de Recursos Hídricos e Comitê da Bacia Hidrográfica do Capibaribe.


09h30 às 10h CONFORTO TÉRMICO EM EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS

Willames de Albuquerque Soares - POLI/UPE

Doutorado pela UFPE, na área de Física dos solos. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Pernambuco, em atividade na Escola Politécnica de Pernambuco - POLI, atuando na docência do ensino básico e na coordenação do Mestrado em Engenharia Civil. Publicou diversos artigos em periódicos especializados (41) e em anais de eventos (38). Durante a carreira recebeu 7 prêmios/homenagens, incluindo a Medalha do Mérito José Mariano, concedido pela Câmara Municipal do Recife. Atua na área de Matemática Aplicada e computacional, com ênfase no meio ambiente. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Caracterização térmica e Hidrodinâmica de solos, fluxo de calor no solo, evapotranspiração e método inverso.


10h às 10h30 UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE APOIO A DECISÃO (SAD) COMO SUBSÍDIO A GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL (RCC) EM CANTEIROS DE OBRAS

Diogo Henrique - IFPE

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE (Campus Cabo); Doutorando em Engenharia Civil (Tecnologia Ambiental) (UFPE); Mestre em Engenharia Civil (POLI/UPE); Engenheiro Agrícola e Ambiental (UFRPE), Engenheiro Ambiental (Uninassau); Possui atuação nas áreas de Gestão Ambiental Empresarial, Construção Sustentável, Resíduos da Construção e Demolição (RCD) e é Pesquisador-líder do AMBISOFT - Tecnologia e Gestão Ambiental.


10h30 às 11h CONSTRUÇÕES INDUSTRIALIZADAS - MODULARES

Béda Barkokébas

Engenheiro Civil pela POLI/UPE e mestre pela Universidade de Alberta, Canadá. Atuou na área de coordenação de projetos, orçamento, planejamento e implantação de ferramentas BIM no Brasil, Canadá e Estados Unidos.


Detalhes

Data: 04/07/2018
Horário: 08:30 às 11:30
Inscrições: de 06/06/2018 até 04/07/2018

Inscrição

CONTATO

(81) 2127-0600

mvs@sindusconpe.com.br

CNPJ 11.010.725/0001-87