Iniciativas Sustentáveis

Data Center eficiente é possível com planejamento e uso inteligente dos recursos

A eficiência do Data Center é uma das maiores preocupações dos gestores de TI. Por isso, estes profissionais devem estar sempre conectados às novidades que o mercado oferece. Aumentar o desempenho, reduzir os gastos e minimizar problemas futuros devem ser os principais objetivos, sempre levando em consideração a projeção de crescimento da empresa e o orçamento disponível.

Na entrevista abaixo, Daniel Fazenda Freire (*), CEO da TIER4 Intelligent Solutions, explica como é possível projetar Data Centers neste formato e dá dicas para que os gestores possam usar com inteligência a orçamento disponível para criar o ambiente adequado às necessidades do cliente.

Quais características um bom Data Center deve ter para gerar eficiência, reduzir gastos e otimizar o tempo de pessoal?

Daniel Fazenda Freire: Antes de tudo é preciso atenção ao projeto do Data Center: é durante a sua concepção que são escolhidas as técnicas que vão ajudar a melhorar a eficiência energética. Definir com clareza o sistema de condicionamento é um dos pontos fundamentais, uma vez que ele é o responsável pela redução de até 50% do gasto energético. Além disso, os sistemas de energia de alta performance também precisam de atenção, pois evitam desperdício de energia.

Das soluções atuais para Micro DC e DC container, quais tecnologias não podem faltar para gerar esta eficiência?

Daniel: Em ambas as soluções, buscamos dimensionar o sistema de condicionamento de ar isolando os corredores quente e frio. Com isso, maximizamos a eficiência do sistema e conseguimos redução do gasto de energia em até 25%. No Pre Fabre Data Center, por exemplo, optamos também por utilizar soluções como pintura nano térmica e telhado verde para atenuar ainda mais o calor gerado pelo ambiente e assim, reduzir a carga de condicionamento necessária.

Dos diversos problemas enfrentados pelos gestores de TI, quais são os que merecem maiores atenção quando falamos de soluções para Data Centers?

Daniel: Todos sabem que nem sempre o orçamento do gestor de TI é compatível com o projeto ideal do Data Center. Nestes casos, acredito que é mais palpável optar por soluções modulares que permitam crescimento de acordo com a demanda da empresa. Assim, o investimento é feito sempre de forma eficiente, com os melhores equipamentos e, consequentemente, melhores resultados.

Quanto as aplicações de Boas Práticas, quais dicas pode dar para ajudar gestores de TI a escolheres os melhores parceiros, fornecedores de facilities e soluções para Data Centers?

Daniel: Antes de tudo é preciso pesquisar sobre as novidades que o mercado oferece, sempre levando em consideração a projeção de crescimento da empresa e o orçamento disponível para o Data Center. Com essas informações é possível buscar soluções para criar o melhor ambiente para o cliente e evitar problemas futuros. Outro ponto importante é a contratação para execução no regime de turn-key (quando é contratada uma só empresa para realizar todo serviço, do projeto à implantação). Isso porque são inúmeros sistemas que funcionam em conjunto e, para ter pleno funcionamento, é preciso uma integração total.

* Daniel Fazenda Freire é Engenheiro Civil e diretor das empresas D2F Engenharia e TIER4 Intelligent Solutions, integradora de soluções na área de TI, focada na construção, otimização e implantação de Data Center.

Fonte: Fonte: TI Bahia

CONTATO

(81) 2127-0600

mvs@sindusconpe.com.br

CNPJ 11.010.725/0001-87