Notícias

03/12/2018 - Fonte: Cbic

Projeto Cidades Eficientes promove oficina de capacitação em Sorocaba

Nesta sexta-feira (23), das 9h às 18h, funcionários da Prefeitura de Sorocaba vão participar de uma oficina de capacitação do Projeto Cidades Eficientes do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), com apoio e financiamento do Instituto Clima

Sorocaba é uma das três cidades selecionadas para integrar a fase piloto do projeto, que visa a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos edifícios públicos. Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco e Florianópolis, em Santa Catarina, foram os outros dois municípios selecionados para o projeto piloto.

Um total de 130 cidades, representando 21 estados, se interessou pela iniciativa, por meio de uma chamada pública nacional. “O projeto está muito alinhado com várias iniciativas em que a prefeitura está engajada. Acreditamos que ele vai somar com tudo o que já estamos realizando”, explica o secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Jessé Loures.

Essa fase da assessoria técnica envolve coleta de dados do consumo de energia e água em edificações públicas, análise de legislação relacionada e de projetos relevantes, além de pesquisa de mobilidade referente ao deslocamento dos funcionários das prefeituras.

“Já tivemos uma análise preliminar do CBCS sobre os indicadores de eficiência nos prédios municipais, sobre o consumo de água e energia e realizamos visitas para identificar possibilidades de melhorias em alguns projetos de creches”, expõe a técnica ambiental da Sema, Sara Regina de Amorim.

Ela acredita que a capacitação vai possibilitar a melhora da eficácia da gestão e uso de recursos nos prédios municipais – com a implantação de placas fotovoltaicas nas escolas, por exemplo –, além de permitir pensar num projeto de eficiência nos terminais urbanos, uma das demandas identificadas pelo município.




CONTATO

(81) 2127-0600

mvs@sindusconpe.com.br

CNPJ 11.010.725/0001-87